logo
MENU

A tecnologia e as inovações digitais trouxeram uma série de novas expressões, principalmente os neologismos em inglês. Cloud computing é uma delas, inclusive sendo um termo bastante popularizado aqui no Brasil. Mas você sabe o que exatamente é cloud computing?

Também conhecida como computação em nuvem, a tecnologia se refere à noção de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma (computador, tablet, celular), as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais. Não ficou claro ainda? Sem problemas. Ao longo deste artigo vamos falar mais sobre o que é cloud computing, suas vantagens e exemplificar algumas formas bem comuns de uso.

Afinal, o que é cloud computing?

De forma bem simples e resumida, podemos explicar cloud computing como sendo um espaço virtual para armazenamento de dados. Assim, tanto empresas quanto pessoas físicas podem guardar informações ou prestar serviços por meio de um repositório online, que pode ser acessado remotamente e a qualquer hora, mesmo que estejam ?fisicamente? armazenados a quilômetros de distância.

Aliás, praticamente tudo o que se acessa hoje (e-mails, mensageiros, redes sociais, armazenamento de arquivos, jogos, streaming de vídeos, filmes, músicas, lojas virtuais etc) provém de aplicativos e serviços baseados na nuvem. O usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço.

Mas este ciberespaço depende de uma estrutura física para hospedar arquivos e dados. E esta estrutura é o que chamamos de servidores, que são gerenciados por grandes empresas de tecnologia. São gigantescas máquinas com uma quase imensurável capacidade de armazenamento e processamento de dados, localizadas em várias partes do mundo, e que estão interligadas pela rede para compartilhar informações entre si. Por estarem ?espalhados? e não em um único lugar fixo, como um servidor local na empresa, por exemplo, temos a ideia da nuvem.

Exemplos de aplicação da computação em nuvem

Agora que já explicamos em detalhes o que é cloud computing, vamos mostrar como a computação em nuvem já faz parte do seu dia a dia. Se você já editou um documento no Google Docs, ouviu música no Spotify, acessou o YouTube, enviou um e-mail com anexo, trocou mensagens no WhatsApp ou assistiu a um filme na Netflix, está fazendo uso desta tecnologia.

Isso porque, em todos estes serviços online, os usuários podem armazenar, acessar e sincronizar arquivos digitais direto de seus dispositivos, de qualquer lugar ou momento. Basta estar conectado e buscar pelos aplicativos ou sites escolhidos.

cloud computing - pessoa no computador

Vantagens do uso da nuvem

Os serviços em nuvem podem ser utilizados por pessoas físicas ? uso pessoal e profissional ? e por empresas de todos o portes. Independente da forma e para que são usados, trazem uma série de vantagens. Vamos listar as principais:

  • Armazenar, fazer backup e recuperar dados ? informações pessoais ou corporativas podem ser guardadas e protegidas de maneira mais econômica ? e em grande escala ? ao serem transferidas para a nuvem. Os servidores oferecem backup constante e eficiente, criptografia para autenticação e acesso, e outras metodologias de segurança da informação bastante avançadas;
  • Transmissão de áudio e vídeo por streaming ? ficou muito mais fácil ter acesso a filmes, vídeos, músicas e conversar online. Todos os aplicativos e serviços web mais conhecidos para estas finalidades está em nuvem. Você não precisa fazer downloads para poder acessá-los;
  • Criar diferentes aplicativos e serviços online ? o desenvolvimento de aplicativos de serviço, como pedir comida, chamar um carro particular ou táxi, foi facilitado pelo uso das infraestruturas de nuvem. Além disso, a oferta de softwares online por assinatura, como as plataformas Big Data, Automação de Marketing e Vendas, diagnóstico de imagem e laudos médicos, também avançou com a cloud computing;
  • Redução de uso de espaço físico e custos com infraestrutura de TI ? especialmente para as empresas, não será mais necessário ter uma sala de arquivos ou investir em um enorme datacenter (compras de hardware e software, instalação e manutenção) para armazenar seus dados;
  • Centralização da informação e acesso remoto ? além de manter os dados em um único repositório, permite que os usuários os acessem de qualquer dispositivo conectado à internet (mediante autorização de login e senha). Esta evolução facilitou o trabalho remoto ou a contratação de terceirizados, por exemplo.

Como vimos, a cloud computing é um dos importantes pilares desta transformação digital que vivemos. E a tendência para os próximos anos é que os fornecedores expandam seus portfólios de serviços e suas presenças em todo o mundo, com investimentos em torno de 200 bilhões de dólares.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual